quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Sera mesmo que é culpa da Chuva?



Acabei de ler no site veja.com:

Petrobras volta a importar gasolina após 40 anos

Após quarenta anos de autonomia, a Petrobras voltou a importar gasolina. Prejudicada pela crise do etanol, a estatal foi obrigada a comprar o combustível da Venezuela, que já recebeu encomendas futuras.

A gasolina importada vai chegar ao Brasil ainda em fevereiro. Segundo a Petrobras, foram importados 270.000 metros cúbicos do combustível – o equivalente a 2 milhões de barris. "Para os meses subsequentes, a Petrobras está avaliando a necessidade de importação e, se existente, estimará o volume a ser importado", informou a estatal.

As fortes chuvas de verão interromperam a colheita de cana-de-açúcar no país, o que prejudicou a produção do etanol. Além disso, parte da cana colhida para a produção do combustível precisou ser usada na produção de açúcar, que tem excelente cotação no mercado internacional. Dessa forma, a oferta do bicombustível tornou-se inferior à demanda.

Espero que as boas noticias dos ultimos dias (A compra da Brenco pela ETH, a consolidacao da Paranaense Santa Terezinha como uma das maiores usinas do país, a nova empresa formada pela Shell & Cosan) resolvam este problema. Apesar de um 2o. semestre de 2009 muito aquecido e com altas históricas do açucar, os balanços ainda não estão equilibrados. As empresas ainda estão refazendo o seu caixa e para 2010 ninguém espera que o preço do açucar se mantenha nos patamares atuais. Além disso, a safra de 2010-11 deve ser superior a de 2009-10, aumentando os estoques e a oferta.

Apesar de 2010 ter cara de "feliz 2011" (temos copa do mundo e depois eleicoes presidenciais), espero que as profecias do Prof. Vico de setembro de 2008 se realizem.

Amanha é dia de comentar sobre a compra de Brenco pela ETH.

PS: Mais uma vez peco desculpa pela acentuação... Os acentos gráficos vivem sumindo do meu note....

Nenhum comentário:

Postar um comentário