sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Alternativa realista - Etanol


O etanol estreia na Maratona Universitária da Eficiência Energética de 2009, que está sendo realizada de 5 a 7 de novembro no Kartódromo Ayrton Senna, em São Paulo. O evento reúne todos os anos veículos incríveis, capazes de rodar centenas de quilômetros com um litro de gasolina, construídos artesanalmente por alunos e professores de universidades brasileiras. A competição também contempla protótipos elétricos - que, desta vez, terão a capacidade de suas baterias reduzidas de 12 para 8 volts.

Além da introdução de um biocombustível, os concorrentes desta edição esbanjam materiais "ecológicos" em suas estruturas. Nas categorias gasolina e etanol, por exemplo, os tanques de combustível foram feitos com um plástico especial, derivado da cana-de-açúcar. Há, também, carrocerias moldadas com uma nova resina vegetal, extraída da mamona, com massa plástica composta de talco de coco e celulose, e um banco feito com fibra de bananeira.

A filosofia deste evento poderia ser assim resumida: se o automóvel veio para ficar, e não é possível transformar idosos, obesos, gestantes e portadores de necessidades especiais em ciclistas ou maratonistas olímpicos, então que esses veículos se tornem menos bebedores e mais amigáveis. Uma alternativa realista à utopia regressiva de um mundo sem automóveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário